Sugestões de Leitura - mês de julho

 

PRÉ-ESCOLAR






SINOPSE


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar.

Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul…
Aventura mágica de um menino e de um pinguim, esta é uma viagem por mares calmos e tumultuosos, que apela à força dos sonhos através das ilustrações desenhadas a aguarela, este livro foi já adaptado ao cinema de animação pelo realizador Peter Hunt.



1º CICLO


                                            

                                  

SINOPSE

                "Uma noite, o papá Leão foi visitar o pica-pau
e encomendou-lhe uma máscara leve como uma pluma,
fria como o ódio e vermelha como a ira."


A passagem para a idade adulta do chamado a ser Rei da Selva é usada por Margarita del Mazo como um argumento contra clichês, convencionalismos e estereótipos. Consequentemente, este álbum torna-se numa crítica às vidas regidas sobretudo por aquilo que os outros esperam de nós, e alerta sobre a enorme infelicidade que provoca a dificuldade de alcançar algo tão simples, e paradoxalmente tão complicado, de ser ele próprio.

 

  

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Uma história sobre a importância que os livros têm para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças.




2º CICLO






SINOPSE

Alugar casa para férias é sempre divertido. O pior é quando nas imediações actua um perigoso gang que não olha a meios para atingir os seus fins. Teria sido prudente não se meterem em alhadas. Mas depois de conhecerem Carolina mais a sua cadela Terceira e de detectarem sinais e incidentes de crime na vizinhança, não podiam deitar-se à sombra da bananeira!
Nunca pensaram foi que um cata-vento no telhado pudesse ter tanta importância para o desenrolar da aventura!



3º CICLO



SINOPSE

Reconhecido como um dos pais da ficção científica, Júlio Verne não se ateve apenas às predições tecnológicas em suas obras, mas também à criação de aventuras empolgantes que divertem até hoje.

Em Dois anos de férias, publicado em 1888, Verne alia seu grande conhecimento náutico a um enredo emocionante e cheio de surpresas.

Um grupo de garotos neozelandeses prepara-se para uma expedição náutica organizada pelo internato em que estudam.

Um acidente durante a noite, porém, coloca a nau à deriva no imenso mar do Pacífico.

Lutando para controlar a embarcação, os bravos garotos acabam por encalhar em uma ilha deserta, na qual erguerão sua pequena comunidade.

Um clássico da literatura infanto juvenil.