Mês das Bibliotecas Escolares - As aventuras da Cuscas nas Escolas JI e EB1

Nos dias 14 e 31 de outubro concluiu-se o roteiro das Aventuras da Cuscas, coleção de histórias associadas à abelha Cuscas e seus amigos, em que se descobre a vida das abelhas e a sua importância essencial para o equilíbrio da Natureza. O escritor e apicultor Paulo Santos desenvolveu este workshop.

Após ter desenvolvido esta atividade, no ano letivo anterior, nas bibliotecas da Escola Básica de Sobral, da Escola Básica Dr. Sérgio Ribeiro, da Escola Básica de Prime e ter estado também, na Escola Básica de Casalmeão,  o autor, Paulo Santos esteve no dia 14 de outubro nas Escolas Básica da Vergada e de Aldeia Nova e no dia 31 na Escola Básica de Fonte Seca.

Da atividade consta o conto da história da Cuscas pelo autor (Paulo Santos); a apresentação em PowerPoint, com fotografias e vídeos do ciclo das abelhas; a identificação das várias espécies de abelhas: abelhas operárias, rainha e zangões; o nascimento e tempo de vida das abelhas, o corpo das abelhas; tarefas das abelhas, funções de cada uma; a polinização e a importância das abelhas na produção de alimentos.

Paulo Santos trouxe consigo uma colmeia transparente em que se apresentam ao vivo de abelhas a trabalhar e em que se podem identificar a rainha, zangões e abelhas operárias numa colmeia em vidro.

No final houve sessão de autógrafos do autor, com as crianças interessadas nos livros.