terça-feira, 6 de outubro de 2020

Sugestões de leitura para o mês de outubro

 3º ciclo




Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras.

Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades.




Norman é um personagem criado por Jonathan Meres, baseado no típico rapaz adolescente a quem a vida nunca sorri.
Neste primeiro volume que inaugura a colecção dedicada ao dia-a-dia do Norman (“The World of Norm”, na edição original), são muitas as desventuras caricatas deste adolescente de treze anos depois de a família começar a enfrentar problemas financeiros.
Além da mudança para uma casa muito mais pequena, mais distante do antigo bairro e do facto de o pai ter sido despedido do seu emprego, o orçamento para extras encurtou bastante, logo agora que o Norm precisava de uma nova bicicleta. Tudo isto agravado pelo seu superlativo desleixo e a sua óbvia falta de sorte, tornam a vida do Norm numa sucessão de acontecimentos trágico-cómicos.