Sugestões de leitura - mês de dezembro

 Poderás encontrar estas sugestões nas Bibliotecas do nosso Agrupamento

PRÉ-ESCOLAR




SINOPSE
Plano Nacional de Leitura


Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço-cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre.
Uma magnífica história de amizade que os mais pequenos poderão seguir com os dedos.


1º CICLO


SINOPSE

 Pepe era um lobo solitário que morava na lindíssima serra do Gerês rodeado pela Natureza: montanhas, floresta, rochas, quedas de água, lagoas, tudo o que um lobo livre pode desejar. No entanto, sentia-se muito triste. A família e os amigos tinham emigrado para outras bandas e ficaram tão poucos naquele lugar que já eram considerados espécies em perigo de extinção.


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura

- Vais viajar esta noite. - Viajar? Perdeste o juízo? Está muito frio e… - É uma viagem diferente. Não sentirás nem frio nem calor. Precisas apenas de acreditar nela. - Mas… - Precisas de acreditar. Só assim é possível.

 

2º CICLO




SINOPSE

A quinta onde o grupo passa férias de Natal fica no alto da Serra, num sítio muito isolado mas cheio de encantos e famoso devido às lendas relacionadas com tesouros escondidos. Logo no primeiro dia, quando saltam animadamente em cima de colchões velhos que alguém guardou no celeiro, encontram um papel com sinais esquisitos. Pensando tratar-se de um mapa de tesouro resolveram seguir as pistas. Isso obriga-os a decifrar outros enigmas, a fazer perigosas escaladas e a vasculhar nas ruínas de uma aldeia abandonada.






SINOPSE

A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.


3º CICLO




SINOPSE

Sofia (nome de código) é uma rapariga de 15 anos que recebe um diário como prenda de aniversário. “Que seca!”, pensa ela… Mas num dia de chuva em que não lhe apetece estudar, descobre o diário e resolve estreá-lo. Quem sabe se um dia não será uma pessoa famosa e o seu diário um tesouro valioso? Fica a conhecer o mundo de Sofia & C.ª – a sua família, colegas e amigos – e poderás descobrir que tens muito em comum com ela! Diário de Sofia & C.ª é proibido a professores, pais e outros que tal!