Sugestões de leitura - mês de março

 No mês de março há vários acontecimentos importantes como o "Dia do pai" (19 de março), início da Primavera (20 de março),  Dia da Poesia (21 de março)... 

As professoras bibliotecárias sugerem para este mês obras relacionadas com estas temáticas.

Pré-Escolar

Sinopse

Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num trator, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página.

Prémio Nacional de Ilustração: Menção Especial do Júri.
Best Book Design From All Over the World 2008 - Book Art Foundation, Leipzig: menção honrosa.


1º ciclo



Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

 O livro ideal para filhos, filhas... e especialmente pais. Livro cartonado, ilustrado a cores. Um tributo aos pais num livro cheio de carinho.


EXCERTOS

«O meu pai podia ser um doutor ou um atleta, podia ser um dançarino ou um grande cantor. Mas é o MEU pai, que há-de gostar sempre de mim.»




Sinopse

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação, da fantasia, do "nonsense" e o da seriedade, da objetividade, do espírito crítico. Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora. Dedicados a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia, este livro cativá-las-á pela irreverência, pelo jogo de palavras, pela cumplicidade com o mundo das crianças. Revela-se, na opinião de muitos professores, como um excelente recurso para os miúdos que não leem.


2º ciclo



Sinopse

Leitura recomendada para o 6º ano de escolaridade

«Este livro não é uma antologia e muito menos uma antologia panorâmica. Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis. […]

Não quis fazer um livro de ensino mas apenas mostrar o poema em si próprio. Pois creio que só a arte é didática.»

Sophia de Mello Breyner Andresen (do Posfácio da primeira edição)


3º ciclo


Sinopse

Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009

  • Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.