Sugestões de Leitura - mês de abril

 Pré-escolar


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar.

O Urso e o Coelho são os melhores amigos do Mundo. Fazem tudo juntos! Vivem na Casa Urso & Coelho e fazem as suas Refeições Urso & Coelho na Cozinha Urso & Coelho… e muito mais.
Mas, um dia, encontram um objeto muito misterioso. Era lindo e era muito brilhante. E foi aí que os problemas começaram: os dois amigos não se entendem relativamente a quem pertence o objeto…

Será este o fim de uma amizade tão especial?


1º Ciclo


SINOPSE


Perguntas? Perguntas porquê?
As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com essas perguntas? É necessário que os pais lhes deem resposta?
Por que razão deveriam eles responder em vez das crianças? Não se trata aqui de pôr de parte a resposta dos pais: ela pode ajudar a criança a formar-se. Mas convém igualmente ensinar a criança a pensar e a julgar por si mesma, para poder adquirir a sua própria autonomia e tornar-se responsável.
Nos diversos livros da coleção "Filosofia para Crianças" são apresentadas várias respostas para cada pergunta. Algumas delas poderão parecer evidentes, outras misteriosas, espantosas ou até desconcertantes, mas todas elas serão objeto de novas questões, porque o pensamento é 
um caminho sem fim.



SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Todos os anos têm um mês de abril e todos os meses de abril têm o dia 25. Porém, o dia 25 de abril de 1974 foi um dia especial para os portugueses.
Porquê?
Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e de silêncio.

2º Ciclo




SINOPSE

Quando a noite chegou a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros, bagos de trigo.


3º Ciclo




 A ação central da obra é a viagem de Vasco da Gama para a Índia. Dela se serve o poeta para nos oferecer a visão épica de toda a História de Portugal até à sua época, ora sendo ele o narrador, ora transferindo essa tarefa para figuras da viagem. Para outras figuras - as míticas - transfere os discursos que projetam a ação no futuro em forma profética.
O Poema interpreta os anseios dos humanistas numa linha de continuidade das epopeias clássicas, cantando o triunfo do Homem contra as forças da Natureza, e do Homem que...