Sugestão de leituras- mês de outubro

 Para o mês de outubro as sugestões das professoras bibliotecárias são:


PRÉ-ESCOLAR



SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Qual a melhor maneira de fazer amigos quando se muda para um prédio novo? Espreitando os seus moradores pelo buraco da fechadura! Só que, vistos desta maneira, mesmo nas suas tarefas mais normais, os vizinhos parecem personagens bizarros, estranhos. Estranhóides, está bem de ver.
Até que decidimos passar a conhecê-los melhor…

1º CICLO

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

"— Então sopra, filha, sopra."
No dia-a-dia, os mais pequenos têm que fazer frente a desafios que lhes parecem insuperáveis, apesar de os adultos os verem como algo insignificante; neste caso, a sopa a uma temperatura impossível.
Superar esses desafios faz parte de um natural processo de aprendizagem e de crescimento, onde a imaginação se converte no mais eficiente recurso de que dispõe uma criança, como sugere Pablo Albo nesta história enriquecida com a intencionalidade expressiva e com o equilíbrio formal das imagens de André Letria.
Os acrílicos sobre papel do ilustrador português caracterizam-se por uma particular presença de primeiríssimos planos, para encadear uma série de imagens de notável porte cromático numa característica proposta figurativa sobre fundos predominantemente planos.



SINOPSE

O pequeno livro, que acabara de abrir os olhos para o mundo, bem procurava chamar a atenção das pessoas que passavam, mas não conseguia.
Cabisbaixo, olhou-se então. Ah! Mas... Ele estava todo sujo... cheio de sinais pretos! Pensou que era por essa razão que as pessoas não lhe davam importância. Muito triste, começou a chorar. Como é que ele ia resolver o seu problema? Gostava tanto de encontrar um amigo...
Mas eis que alguém se aproxima...


2º  CICLO









SINOPSE

«Sim, é exatamente isso que eu estou a dizer!», confirmou a Isabel, impaciente. «Ponho as mãos no fogo em como há duas Matildes!»
As gémeas O' Sullivan são as novas delegadas das alunas e não vão ter mãos a medir com as traquinices da Matilde, uma aluna do primeiro ano.
Vai haver mais sarilhos em Santa Clara!


3º  CICLO




SINOPSE

Trata-se de uma ficção histórica centrada nas extraordinárias viagens anuais realizadas pelos portugueses entre Macau e o Japão, nos séculos XVI e XVII, a bordo do enorme navio que passou à História com a designação de Nau do Trato ou Navio Negro e figura como tema central dos magníficos biombos Namban.

A biblioteca da tua escola recebeu vários exemplares oferecidos pela Fundação Jorge Álvares.