Sugestões de Leitura - mês de abril

 

PRÉ-ESCOLAR

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar.

«Oh! Olhem só para aquilo! O que será?!» A Toupeira acha que a Lua é a coisa mais bonita que já viu em toda a sua vida - e quer tê-la! Mas ter a Lua não é tão fácil como parece.





1.º CICLO


SINOPSE

Durante duas semanas as nossas mãos fizeram cravos vermelhos de papel crepe, que é um papel muito bonito e todo enrugadinho.
Perguntei se podia fazer uma rosa ou uma tulipa, mas a professora disse que tinha que ser um cravo porque quando foi o dia da Liberdade, o dia 25 de Abril, os soldados que foram para a rua para derrotar a ditadura e dar a Liberdade ao povo tinham cravos vermelhos nos canos das metralhadoras.


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução. Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias.



2.º CICLO



  SINOPSE                                    

É um livro que explica muito bem, mas também muito simplesmente, e claramente, os acontecimentos do 25 de Abril. Está repleto de ilustrações e também de fotografias tanto das pessoas ilustres daquela altura como dos jornais/livros censurados e das manifestações durante o Estado Novo.

Apesar de o livro estar explicado de um modo mais simples, direcionado para adolescentes mais jovens, é uma leitura refrescante que nos explica rapidamente este acontecimento tão (des)conhecido de todos que é o 25 de Abril e a Revolução dos Cravos, juntamente, claro, com uma explicação da situação anterior à revolução, o Estado Novo.




SINOPSE

O livro, destinado a todas as crianças, interessadas na descoberta do encanto que há em si, retrata a aventura de Okury e Maysa, duas crianças da “Terra Mágica de Wakanda”, que são escolhidas para a missão especial de salvar o planeta Terra. Na sua jornada irão crescer em tamanho e, acima de tudo, em AMOR: irão evoluir!


3.º CICLO




SINOPSE

Esta obra, que se biparte no seu conteúdo, oferece-nos, em parte, o trabalho de um espírito digressivo, amante de novidades, a lembrar o repórter atento à captação do pormenor mais inédito para o sensacionalismo da notícia de jornal. O crítico e o humorista, na sua gala de erudição, passa de um assunto para o outro, por associação de ideias, o que, de certo modo, por vezes desnorteia o leitor menos preparado. Mas, oferecendo a novidade do estilo coloquial, logo capta a sua atenção.