Sugestões de leitura - mês de janeiro

 As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim - Lourosa iniciam o Novo Ano com Boas Sugestões de Leitura.


PRÉ-ESCOLAR


SINOPSE

 

Porque será que determinadas características de uma pessoa por vezes nos agradam mas outras vezes nos incomodam?

O Rui e a Rita são muito diferentes um do outro. Aceitar as diferenças nem sempre é fácil… mas quem disse que seria?

Este livro destina-se não só a crianças mas também a adultos, e convida-nos a compreender o que nos diferencia, mostrando o efeito mágico dos opostos.










1º CICLO




SINOPSE

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


Num bonito dia de Inverno, a Sara e o Tomé fizeram um Boneco de Neve. Mas o pobre Boneco de Neve não parecia muito contente! Se calhar estava com frio?! Como é que será que a Sara e o Tomé o vão aquecer?








SINOPSE

Era uma vez um castelo. Era uma vez uma família de condes com uma filha que odiava formigas. Era uma vez uma família de formigas que habitavam o castelo e que foram mortas às dúzias, para calar a menina que as odiava. Então, para acabar com o extermínio, as formigas sobreviventes viram-se obrigadas a fazer uma promessa ao santo que as protegesse. Mas a promessa, algum tempo depois, deixou de ser cumprida. E o santo zangou-se pois, "o prometido é devido".




2º CICLO





SINOPSE

 Antigas como o tempo, estas histórias trazem até nós a riqueza dos ensinamentos de várias gerações. A raposa, o macaco, o boi, o caranguejo e até o mosquito são algumas das animadas personagens destas fábulas, que nos dão verdadeiras lições de vida sobre a importância da amizade e da generosidade, mesmo que, por vezes, o mundo nos pareça cinzento.
Leitura recomendada para o 5º ano de escolaridade




3º CICLO








SINOPSE

Esta peça de teatro para crianças e jovens (com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare) foi buscar a sua base a uma narrativa popular. Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada. (A partir dos 11/12 anos.)


Livro recomendado para o 7º ano (Metas Curriculares)




SINOPSE

Ao lermos a «A Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena… 

Livro recomendado PNL