Sugestões de leitura - mês de janeiro

As sugestões de leitura para este mês são:

PRÉ - ESCOLAR

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Todos querem o bebé ao colo, todos o querem abraçar e apertar contra o peito, todos lhe querem dar tantos beijos e tantos mimos e tanta atenção, todos o adoram, toda a família o ama... TANTO, ANTO, TANTO ANTO!

Um livro divertido e cheio de amor, sobre uma família que se reúne para fazer uma festa surpresa!





1.º CICLO



SINOPSE

Os bichos já não aguentavam mais os mandos e desmandos do Leão. Quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina privada, ficam muito indignados e zangados. Está na hora de escolher um novo governante. Decidem, por isso, convocar eleições! Mas o que é exatamente uma eleição? Para que serve? e quais são as regras para eleger um vencedor? Junta-te aos bichos da selva nesta aventura para descobrires como se elegem os nossos representantes e como funciona isto da Democracia.

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

                                                                                  

SINOPSE

Chamo-me Rosa Branca.

Vivo na Alemanha, numa pequena cidade de ruas estreitas,
velhos fontanários e edifícios altos onde os pombos
vêm pousar nos beirais.
Um dia, chegou o primeiro camião e saíram de lá muitos homens
vestidos de soldados.
O inverno estava a começar…

Rosa Branca é uma menina alemã que presencia a detenção de um rapaz por um grupo de soldados. Seguindo o camião onde o transportam, chega à clareira de uma floresta, e aí descobre muitas crianças prisioneiras e esfomeadas que têm uma estrela cosida na roupa. As suas idas e vindas até ao campo de concentração para lhes levar comida às escondidas tornam-se a partir daí contínuas.



2.º CICLO





SINOPSE

Era uma vez um castelo. Era uma vez uma família de condes com uma filha que odiava formigas. Era uma vez uma família de formigas que habitavam o castelo e que foram mortas às dúzias, para calar a menina que as odiava. Então, para acabar com o extermínio, as formigas sobreviventes viram-se obrigadas a fazer uma promessa ao santo que as protegesse. Mas a promessa, algum tempo depois, deixou de ser cumprida. E o santo zangou-se pois, "o prometido é devido".





SINOPSE



«Voltando o sobrescrito ao contrário, com as mãos a tremer, Harry viu um selo de lacre cor de púrpura com um brasão onde podia distinguir-se um leão, uma águia, um texugo e uma serpente envolvendo a letra H.» Harry Potter nunca tinha ouvido falar de Hogwarts quando as cartas começaram a cair na entrada do número quatro, em Privet Drive. Com a morada escrita a verde num sobrescrito em papel pergaminho amarelo com lacre a roxo, são rapidamente confiscadas pelos seus tios horríveis. Mas no dia do décimo primeiro aniversário de Harry, um gigante de olhos pretos e brilhantes chamado Rubeus Hagrid entra abruptamente com notícias surpreendentes: Harry Potter é um feiticeiro e tem um lugar à sua espera na escola de magia e feitiçaria de Hogwarts. Vai começar uma incrível aventura!


3.º CICLO


SINOPSE

Numa história com sabor a mar, Manuel António Pina traz-nos a aventura de Manuel, um corajoso rapaz que tudo fará para proteger o seu pai… incluindo enfrentar o gigante Adamastor! Atreve-te a conhecer este enredo, no qual se misturam a realidade e a imaginação, o fantástico e o terrível, e que te surpreenderá até à última página. A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.