Sugestões de Leitura - mês de junho


 Estas são as sugestões para o mês de  junho :

PRÉ-ESCOLAR

SINOPSE 

O livro perfeito para ensinar às crianças o conceito de cidadania e como juntos podemos tornar o mundo mais agradável para todos! A vida na Cidade da Harmonia corre perfeita. Até ao dia em que o Rinoceronte atira o papel de um rebuçado para o chão. Depressa a cidade se torna suja, barulhenta e MUITO mal-educada! Conseguirá alguém salvar a situação? 

 





1º CICLO

SINOPSE
 
Em A Casa Grande, João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram Gabriela Sotto Mayor.



SINOPSE 
Todas as crianças têm direitos. Direitos próprios, enquanto seres humanos e enquanto homens e mulheres em desenvolvimento. A ONU considera esse aspeto tão importante que, em 1959, aprovou a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças para as proteger até aos 18 anos. Mas as crianças também têm deveres, alguns bem fáceis de cumprir.








2º CICLO




SINOPSE 
Ía o grupo muito bem descansado preparar um jogo de pista no Palácio Real da Ajuda quando uma troca de pastas verdes empurra os rapazes para as garras do perigoso bando que entra em cena disposto a raptar o professor Olsen, famoso cientista sueco. E o pior é que, além do professor, levaram as gémeas.
Chico e João estão longe, Pedro fica prisioneiro numa casa de banho meia podre. Tudo parecia perdido naquela noite em que o ribombar dos trovões e a chuva torrencial faziam esquecer que se estava em pleno Verão...


3.º CICLO

                                                

SINOPSE 

Plano Nacional de Leitura.
Livro recomendado para o 9.º ano de escolaridade destinado a Leitura Orientada na Sala de Aula.
A ação central da obra é a viagem de Vasco da Gama para a Índia. Dela se serve o poeta para nos oferecer a visão épica de toda a História de Portugal até à sua época, ora sendo ele o narrador, ora transferindo essa tarefa para figuras da viagem. Para outras figuras - as míticas - transfere os discursos que projetam a ação no futuro em forma profética.
O Poema interpreta os anseios dos humanistas numa linha de continuidade das epopeias clássicas, cantando o triunfo do Homem contra as forças da Natureza, e do Homem que "deu novos mundos ao Mundo", iniciando assim um novo período da História.