Sugestões de Leitura - mês de maio

 PRÉ-ESCOLAR


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura.

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
Algumas famílias são parecidas. Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes. Algumas famílias gostam de se abraçar. Abre este livro para leres acerca de todos os tipos de família.

1.º CICLO


SINOPSE

Do «Lagarto pintado» à «Criada lá de cima», as melhores lengalengas para desencravar a língua e conquistar as crianças para a leitura. Desta vez num maravilhoso 3 em 1: Daniel Completo fez as cantigas que ficam imediatamente no ouvido e João Vaz de Carvalho juntou o humor das suas ilustrações ao finíssimo e aclamado engenho de Luísa Ducla Soares, que neste CD nos oferece ainda a surpresa da sua voz.



SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

2.º CICLO


SINOPSE

Há um rapaz que só se mete em sarilhos, odeia as segundas-feiras, a escola e a catequese; quer ser pirata, ladrão e assaltar casas assombradas! Esse rapaz chama-se Tom Sawyer e, se leres as suas histórias, verás como, no fundo, apesar da matreirice, é um jovem muito corajoso e com um coração de ouro. Descobre ainda o que Huckleberry Finn, o seu melhor amigo, tem a dizer sobre as aventuras da sua quadrilha.


3.º CICLO


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3.º ciclo, destinado a leitura autónoma.

O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.




SINOPSE

Plano Nacional de Leitura.

Obra incontornável do movimento romântico português, Amor de Perdição leva-nos a conhecer uma das mais apaixonantes histórias de amor de todos os tempos. Simão e Teresa (qual Romeu e Julieta) pertencem a famílias inimigas, mas a paixão que os une fá-los acreditar que tudo é possível. Poderá este amor vencer todos os obstáculos ou será o caminho para a sua perdição?

Coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e no Plano Nacional de Leitura.