Sugestões de leitura para o mês de setembro

 Estas são as sugestões de leitura para o mês de setembro.

 Estes livros fazem parte do fundo documental das bibliotecas do Agrupamento.


PRÉ-ESCOLAR



SINOPSE 

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Três histórias muito engraçadas: O Homem das Barbas; O Senhor Pouca Sorte e A Menina Verde.











1º CICLO



SINOPSE 

Nesta história, com originalíssimas ilustrações de Júlio Vanzeler, aparece um rapaz mandrião que só pensava em comida. Chamava-se João e não gostava de trabalhar. Depois de muitas andanças, voltas, reviravoltas e espantos, João acaba por se casar com uma princesa. Se não tivesse salvado um peixe tudo seria diferente... Uma história para ser lida e relida, contada e recontada.






2º CICLO


SINOPSE 
Quem disse que ser rebelde é fácil? Elizabeth é uma miúda bonita, mas muito mimada e egoísta. Quando é obrigada a ir para um colégio interno, decide que vai ser a aluna mais problemática que já alguma vez por lá passou. Só assim poderá ser expulsa e voltar para casa. Mas Elizabeth cedo percebe que ser rebelde não é tão simples como pensava. Aventuras na escola que, afinal, revelam uma rapariga com um grande coração.





3º CICLO


SINOPSE

Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.